Transferências…

Voz às Freguesias

autor

José Silva

contactarnum. de artigos 2

Freguesias: diz-nos a experiência que, aqui, mais do que em partidos, vota-se em pessoas. Em pessoas que, pelo seu trajeto, vida comunitária ou perfil, valem por si.
A opção dos candidatos pelo partido A ou pelo partido B será, assim, um fator de importância relativa. Radicar-se-á em critérios ideológicos pessoais, que a cada um dirão respeito. Passadas as eleições, o seu partido será a sua freguesia e o interesse dos fregueses o seu lema.

Institucionalmente, será a Junta da Freguesia “X” e não a Junta do Partido ”Y”.
Vem isto a propósito de recentes notícias que dão conta de mudanças de “camisola” de alguns presidentes de junta (PJ), nas próximas autárquicas.
Em futebol, estaríamos em período de transferências… Rios de dinheiro para cima da mesa e ei-los, os jogadores, a trocarem de clube, à procura dos melhores contratos, quantos deles, “peseteros”, ignorando o seu passado, a sua formação, os seus seguidores, verga- dos sob o peso do vil metal.

Mas a questão, aqui, não é futebolesca! Não se trata de um negócio! Trata-se de seguir princípios! Respeito, coerência, verdade, lisura… enfim, ética!
O que levará, então, um PJ a recandidatar-se por outro partido/movimento e renegar uma estrutura (partidária) que o ajudou a ser eleito?

(Curioso: as mudanças de “camisola” acontecem sempre no mesmo sentido - passar para a equipa que está, no momento, em cima! Nunca ao contrário!)
Quais os ganhos para a freguesia de um PJ que se “transfere”? Dirão alguns que, assim, terão mais ‘obras’, terão mais financiamentos da câmara municipal… Algum presidente de câmara daria cobertura a este “modus operandi” e estimularia este perigoso jogo de chantagem sobre os eleitos locais? Não quero crer.
Nota: As opções de cada um são totalmente legítimas. Assim como as minhas opiniões.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Freguesias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia