Projeto Galo@rtis

Voz às Escolas

autor

Jorge Saleiro

contactarnum. de artigos 26

Foi ontem, dia 9 de abril, no campo polidesportivo na Praça Dr. Francisco Araújo Malheiro, em Santo Adrião, Braga, que, no âmbito da iniciativa 'Escolhas Portas Abertas', o Projeto Galo@rtis, em parceria com os Projetos Geração Tecla, Tétris e Ciga Giro realizou o 'Torneio para a Cidadania'.
A atividade contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino e do Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado. Esta iniciativa tinha como objetivo principal a divulgação dos projetos locais, em que se insere o Galo@rtis, e do próprio Programa Escolhas, a nível nacional.

Em Barcelos, entre outros parceiros, o Agrupamento de Escolas de Barcelos integra o consórcio que aplica no terreno o projeto Galo@artis. Este projeto visa a promoção da inclusão social e destina-se, sobretudo, a destinatários (alunos e respetivas famílias) de contextos mais vulneráveis, com percursos de vida marcados por dificuldades.
Este projeto integra-se na sexta geração do Programa Escolhas. A candidatura, da responsabilidade da Câmara Municipal de Barcelos, tem a sua sede no Centro Social Abel Varzim, que é, igualmente, parceiro do Agrupamento de Escolas de Barcelos em muitas outras iniciativas e faz parte das entidades cooptadas para ter assento no seu Conselho Geral.

A partir deste projeto foi possível dinamizar o Gabinete de Apoio ao Aluno e Famílias, a funcionar na escola EB 2,3 Abel Varzim, na Escola de Ferreiros, Cristelo e no Centro Escolar de Barqueiros, constituindo-o como uma unidade de apoio aos alunos e às suas respetivas famílias, com uma intervenção de caráter multidimensional e pluridisciplinar, incidindo nas esferas psicossocial, educativa, profissional, afetiva e relacional.

Este Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família intervém nas áreas da Mediação Socioeducativa, do Acompanhamento Psicossocial, da Tutoria e da Intervenção junto da Família, desenvolvendo um trabalho que é concertado entre todos os atores educativos no sentido da promoção do sucesso escolar e educativo, realizando apoio escolar e pedagógico, promovendo o combate e prevenção do absentismo e abandono escolar.

O projeto Galo@rtis, em pouco mais de um ano de existência, realizou muitas outras iniciativas, atividades e eventos, das artes ao desporto, das novas tecnologias à saúde, sempre com o intuito de promover a inclusão e de desbloquear as resistências a que ela aconteça.
A contribuição do projeto Galo@rtis tem sido inestimável para a abordagem a uma das áreas prioritárias inscritas no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Barcelos, ou seja, a promoção da inclusão. Extrai-se deste documento a afirmação de que “o perfil humanista o Agrupamento de Escolas de Barcelos revela-se no esforço para a integração de todos os alunos”.

Também a meta “Integrar, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento, os alunos com necessidades educativas especiais ou sobredotados, de populações imigradas ou nómadas, de minorias linguísticas, étnicas ou culturais” tem sido facilitada pelo trabalho concertado dentro do projeto.
No que diz respeito à batalha pela inclusão, com várias parcerias de que se destacam o projeto Galo@rtis, o Centro Social Abel Varzim e a Câmara Municipal de Barcelos, o Agrupamento de Escolas de Barcelos tem tido uma ação concertada, de intervenção e colaboração com a comunidade, procurando ser coerente na sua prática com o enunciado do seu Projeto Educativo.
Temos, no entanto, consciência que é um trabalho de longo prazo, sem fim à vista, em que a persistência e a perseverança devem imperar.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia