Festa do livro e da leitura

Voz às Escolas

autor

Pedro Cerqueira

contactarnum. de artigos 61

Desde a passada segunda feira e até ao próximo sábado, dia 1 de abril, decorre na Galeria de Artes e Ofícios de Ferreiros, a IX Feira do Livro Concelhia de Amares, numa organização conjunta do Município e Agrupamento de Escolas de Amares. É uma semana intensamente preenchida cultural- mente com atividades em torno do livro e da leitura, enriquecida pela semana interconcelhia da leitura.
Pelo espaço da Feira do Livro e nas atividades paralelas contamos ter envolvidos mais de 2 000 alunos das nossas escolas.

No âmbito da Feira do Livro e da semana da Leitura, levamos a cabo inúmeras atividades dirigidas aos alunos do agrupamento e à população em geral. Não vou mencionar todas as atividades previstas, porque são mesmo muitas, mas não posso deixar de realçar algumas delas pelo seu impacto e tradição. Logo no primeiro dia, 27 de março, tivemos o lançamento do livro ‘Poder pintar o Céu II’ que reúne um conjunto de poemas da autoria de alunos do 1.º ciclo; cada turma dos seis Centros Escolares do Agrupamento, contribuiu com um poema sobre um tema à sua escolha. Este é um projeto que teve a sua primeira edição em 2010, surgindo como forma de motivar os nossos alunos do 1.º ciclo para a escrita e para desenvolver e divulgar as suas capacidades criativas ao nível da escrita.

Foram também entregues os prémios do Concurso Literário Sá de Miranda. Trata-se de um concurso que já vai na sua oitava edição e que envolve alunos de todos os ciclos de ensino. Este ano, foram distinguidos dezassete alunos dos quatro ciclos de ensino. Com o primeiro prémio nas quatro categorias (uma por cada ciclo de ensino), a distinção foi para a Marina Isabel Monteiro Abreu (3.º ano), no 1.º escalão, Eduardo Freitas Felgueiras (6.º ano), no 2.º escalão, Ana Sofia Cerqueira Matos (9.º ano), 3.º escalão, Gabriela Martins (12.º ano), 4.º escalão.

Estes dois projetos constituem um exemplo do trabalho e da atenção que prestamos ao desenvolvimento de competências de leitura e escrita nos nossos alunos. Acreditamos que estas são competências da maior importância para o sucesso escolar dos alunos, para o seu sucesso profissional futuro e para a formação de cidadãos esclarecidos, capazes de perceber o mundo em que estão inseridos, habilitados para tomar partido e decisões conscientes.

Em parceria com outras instituições, estiveram e estarão presentes na feira convidados, como contadores de Histórias e escritores; teremos espetáculos musicais e espetáculos de Teatro por alunos e pelo grupo de teatro Tin.Bra. Este grupo apresentará hoje, às 10.30 e às 14.30, no salão dos Bombeiros Voluntários, a peça “Os Piratas”.
Muitas outras atividades ficaram por mencionar nesta semana enriquecedora para os nossos alunos e a população do Concelho de Amares, nomeadamente aquelas que se realizam nas escolas do Agrupamento da responsabilidade das Bibliotecas Escolares.
Convido-os a visitarem o espaço da feira e a participarem nas atividades paralelas a decorrer até sábado.
A todos aqueles que estiveram envolvidos neste evento, o meu bem haja.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia