A semana da leitura no Agrupamento André Soares

Voz às Escolas

autor

Maria da Graça Moura

contactarnum. de artigos 75

Os livros também respiram,
E o ar que lhes enche as páginas
Tem o aroma intenso das viagens
Que eles nos convidam a fazer.
Sempre à espera que a magia
Daquilo que nos contam
Possa realmente acontecer.

Com José Jorge Letria, assinalamos a abertura da Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas André Soares, este ano subordinada ao tema «O Prazer de Ler».
Logo ao início da manhã desta segunda-feira, em todas as salas de aula do agrupamento, desde as salas dos jardins-de-infância às dos já mais crescidos alunos do nono ano, aguarda-se a surpresa! Um encarregado de educação fará, para toda a turma/grupo, a leitura dos excertos da obra Ler Doce Ler. Mesmo sendo já habitual esta forma partilhada de abrir esta semana tão especial, é sempre com grande admiração e alegria que os nossos alunos recebem um encarregado de educação/ /leitor. Quantos descobrem, neste dia, a veia literária do seu pai ou mãe! E quantos, eles próprios, se descobrem, sentindo a força que emana da leitura!

O primeiro dia inclui, ainda, um Sarau de Poesia, intitulado O prazer de ler com todos, para os alunos do Agrupamento e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental - APPACDM, com quem desenvolvemos as atividades do projeto Todos juntos podemos ler.
O resto da semana será rico em atividades que nos despertam para a importância da leitura e para o gosto de ler, o nosso maior objetivo. O concurso concelhio da leitura Braga aLer+, o restaurante da leitura, estafetas de leitura, ondinhas e ondas de poesia, leituras inesperadas, leituras aos pedaços, mural de ideias, contos em família, horas de conto, livros e histórias de vida, aLer+ em todo o lado, kahoots, quizizzs sobre livros e escritores, … são algumas das inúmeras iniciativas que marcarão, por certo, os mais pequenos e os maiores.

Dentro e fora da escola, na rua e nos cafés e restaurantes das imediações da escola, de segunda a sábado, teremos um festival de letras, de palavras com significado, de mensagens, de comunicação, de partilha.
Concretizaremos, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a assinatura da adenda ao protocolo da Rede de Braga, com a inclusão de mais bibliotecas de escolas do concelho neste grupo já alargado e em crescendo.

Somos certificados pelo Plano Nacional de leitura como uma “Escola Aler+” desde 2009. Queremos continuara a fazer muitos e bons leitores! Teremos assim muitos e bons alunos, bons estudantes, jovens com espírito crítico, empreendedores e criativos.
A todas as famílias pedimos empenho e colaboração, para que ler, ler e ler seja uma realidade para melhor crescer!

Pois,
Os livros sabem de cor
Aquilo que a gente esquece,
E quando um deles termina
Nós queremos que recomece,
Apenas porque sabemos
Que o feitiço acontece
E que há uma parte de nós
Que, ao relê-lo, estremece.

(José Jorge Letria, in Ler Doce Ler)

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia