Andar de bicicleta também tem regras

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 282

Numa altura em que muito se fala em ciclovias e bicicletas, as histórias que hoje trago a este Bom Dia passaram-se nos últimos dias. As conversas andam muitas vezes à volta do automobilista que não respeita quem anda de bicicleta na estrada e a insegurança que os ciclistas sentem. Sei que muitas vezes têm razão mas... o contrário também é verdade. Em dois dias diferentes assisti a abusos de ciclistas a atravessarem na passadeira em cima da bicicleta.

Não podem. A lei não permite. E, numa dessas situações um automobilista quase atropelava o ciclista em cima da passadeira porque lhe apareceu de rompante. Mandou vir com o ciclista e este de pronto respondeu-lhe “Oh f... da p... és velho ou quê? não vês a passadeira?”. O idoso ficou perplexo e começou a sentir-se mal. Teve de ser ajudado. Eu não queria acreditar no que via. O ciclista cheio de razão. Mas atravessar passadeiras montados nelas começa a ser uma constante.

Ah... mas há mais: alguns ‘artistas’ de manhã cedo resolvem descer a rua dos Chãos, pelo passeio. Ora também não podem. As bicicletas só podem andar nos passeios se forem conduzidas por crianças até aos 10 anos. Mas estes eram muito crescidos e mal educados... apitavam e gritavam para as pessoas, em pleno passeio, saírem da frente.

Mas a melhor foi ver uma motorizada passar na passadeira... e o ‘motoqueiro’ cheio de razão. Enfim, cenas na cidade de Braga. E o objectivo hoje é só para dizer que é muito bom ter uma cidade cheia de bicicletas, mas também é bom que respeitem a segurança e a saúde dos automobilistas. O respeitinho é muito bonito e tem de ser mútuo.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia