Holanda: populismo derrotado

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 301

Este ano de 2017 fica marcado por importantes testes (eleições) em relação ao futuro da Europa.
O primeiro foi de... respirar de alívio e chegou-nos na noite de quarta-feira da Holanda onde o grande derrotado foi o Partido da Liberdade, de Geert Wilders. Este partido, da extrema-direita, e cujo programa cabia numa simples folha A4, ficou abaixo do esperado e, na hora da verdade, os holandeses optaram pela continuidade do actual primeiro-ministro. Mark Rutte conseguiu eleger 33 deputados nas eleições gerais de quarta-feira, fazendo com que o seu partido, os liberais do VVD, fosse a força mais votada.

Wilders alcançou a segunda posição, com 20 deputados (mais cinco do que nas eleições de 2012) mas bem longe dos liberais. É claro que Mark Rutte não conseguiu maioria mas, também, na Holanda, nunca houve nenhuma maioria depois da II Guerra Mundial. A partir de agora é negociar coligações para formar Governo (é preciso uma maioria de 76 deputados). Os democratas cristãos do CDA e os liberais progressistas do D66, as terceiras forças mais votadas podem coligar-se, onde ainda podem continuar os Trabalhistas (governaram em coligação no anterior executivo) que sofreram uma derrota histórica, passando de 38 para 9 deputados. Partido este do actual presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem que... com esta derrota poderá ver os seus dias contados naquele cargo.

Mas... o que é que mais me chamou a atenção no dia de ontem? Os comentários de que a Holanda se preparava para uma geringonça de direita/centro. Mentira. Não é geringonça. Quem forma governo é Mark Rutte e este ganhou as eleições... E ainda bem para o futuro da Europa que queremos que continue unida.
Esperemos agora respirar de alívio no segundo teste... as eleições em França!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia