As Bibliotecas e o acesso à informação

Voz às Bibliotecas

autor

Rui A. Faria Viana

contactarnum. de artigos 5

A elaboração de fontes de informação assume uma importância fundamental na promoção das colecções de uma biblioteca. No entanto, o seu enquadramento numa política coerente de difusão, entendida como um meio de transmitir ao utilizador a informação de que ele precisa ou de lhe permitir o acesso a ela, deve constituir uma preocupação sempre presente no âmbito dos serviços prestados. Poderá assumir-se como um compromisso entre os reais interesses dos utilizadores e a disponibilidade de recursos humanos e técnicos de uma unidade de informação, como é o caso das bibliotecas.

Assim, deverá ser possível disponibilizar informação (difusão passiva) a todos os que a procurarem, permitindo-lhes o acesso ao documento primário e às diferentes colecções. Neste sentido, o serviço de pesquisa e recuperação da informação de uma biblioteca deve ser organizado em função dos meios e recursos existentes caracterizando-se sobretudo pela sua capacidade em proporcionar fontes pesquisadoras adequadas.

Que o digam aqueles que nas bibliotecas, no exercício da sua missão e com as suas orientações bibliográficas, respondem diariamente às frequentes questões dos utilizadores sobre “o que posso consultar sobre…” ou “o que há sobre…” ajudando-os a localizar informação sobre determinado assunto de acordo com as suas necessidades. Sabe-se quanto, por vezes, é difícil aceder a bibliografia específica e mais difícil ainda quando a informação em questão, pelas suas características, é de circulação restrita e de abrangência muito localizada.

É comummente aceite e até reconhecido o importante papel das bibliotecas enquanto instituições de salvaguarda do património bibliográfico, cujas colecções devem promover e divulgar com o intuito de facilitar o acesso à informação e ao conhecimento. Destas, pela sua natureza, devemos realçar a biblioteca pública enquan

to espaço de memória local e, por excelência, centro difusor de informação sobre questões, passadas e presentes, relacionadas com as necessidades informacionais da comunidade. Por sua vez, o interesse que os temas de carácter local despertam em qualquer pessoa, apesar de ser uma constante que perpassa no tempo, está nos dias de hoje, em permanente crescimento. Por isso, e por ser da maior utilidade, foram agora editados vários índices dos “Cadernos Vianenses”, publicação com uma colaboração diversificada, de cerca de três centenas de autores e que constitui, hoje em dia, um repositório importante de saberes sobre Viana do Castelo e a região.

Tratando-se já de um número significativo de volumes editados (50 na totalidade), apesar dos seus artigos se encontrarem catalogados, digitalizados na íntegra e disponíveis através do catálogo on-line da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, para facilitar o acesso ao seu conteúdo, resolveu-se divulgá-lo através da elaboração de diferentes índices (bibliográfico, títulos, autores, assuntos e iconográfico), assim como, dos sumários respeitantes a cada um dos tomos editados.

Esta ferramenta de trabalho, concebida por uma equipa técnica e de profissionais da Biblioteca Municipal que garante a qualidade necessária, seguindo uma metodologia e critérios próprios de trabalhos do género, revela-se extremamente útil ao utilizador que pretende aceder a qualquer conteúdo ou informação dispersa pelas milhares de páginas já editadas, tem a particularidade de ter sido difundida através de uma “pen drive” e fazer parte do tomo 50 (2016) dos cadernos recentemente publicado.
Este trabalho é uma fonte de informação privilegiada e estamos convictos que será um importante instrumento de pesquisa bibliográfica que vem permitir um rápido e facilitado acesso aos trabalhos publicados nos diversos tomos dos Cadernos Vianenses.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Bibliotecas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia