As freguesias e as paróquias

Voz às Freguesias

autor

Jorge Pires

contactarnum. de artigos 2

O ano de 2016 foi fértil em comemorações de importantes efemérides que muito dizem aos portugueses. Primeiro, foram os 40 anos da Constituição da República, aprovada na Assembleia da República - a ‘Instituição Baluarte da Democracia’, em 2 de abril de 1976. Duas outras efemérides, estas mais relacionadas com a democracia local, foram objeto de comemorações em 23 de junho e 12 de dezembro. Referimo-nos, em concreto e respetivamente, aos 100 anos da Lei n.º 621, de 23/06/1916, e aos 40 anos do poder local democrático e das primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril.

Voltemos aos 100 anos da Lei n.º 621 que diz, no seu artigo 2.º, que “as paróquias civis passam a ter a denominação oficial de freguesias, designando-se por ‘Junta da Freguesia’ o corpo administrativo até agora denominado junta de paróquia.” Qual o motivo por que se determinava substituir o termo

‘paróquia’ por ‘freguesia’? A Lei não o diz mas podemos adivinhá-lo. Não andaremos longe da verdade se relacionarmos esta vontade de mudança com a fúria antirreligiosa de alguns setores da sociedade civil de então, iniciada com a implantação da República e a separação da Igreja e do Estado, para quem o termo ‘paróquia’ estaria intimamente ligado à Igreja Católica.

Quem assim pensava talvez não tenha descoberto que o termo ‘freguesia’, esse, sim, tem, de facto, um sentido religioso. Na sua origem etimológica provém de ‘freguês’, do latim filius ecclesiae: ‘filho da Igreja’. De qualquer forma, estamos em presença de uma unidade territorial - a freguesia - com caraterísticas únicas e sem paralelo noutros países.
Aos fregueses e freguesas da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto desejo um próspero ano de 2017.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Freguesias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia